quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quer saber do último babado? O Peplum...

Os anos 40 foram marcados para as pessoas como época de escassez e regime espartano de tecidos as roupas eram confeccionadas com mínimo de tecido que o decoro permitia, os ombros eram marcados com ombreiras para passar uma mensagem de mulher forte, as cores eram o preto e o cinza, parecia que a guerra estava dentro dos guarda-roupas de todas, os sapatos eram chamados em tradução livre de "sapatos adequados", eram compactos, feios mesmo, mas toda e qualquer ostentação estava fora de cogitação.

Os governos precisavam dos tecidos para o exército, fardas, pára-quedas, bandagens, o couro era imprescindível, botas militares deveriam ser fortes para bombas e para o frio.

As mulheres passaram a trabalhar nas indústrias, escritórios, hospitais, escolas, para o governo e exército, inclusive na própria guerra. Todas as pessoas foram imersas nos esforços e sacrifícios de guerra, as mulheres reformavam suas roupas, colocavam solados novos em sapatos velhos, usavam calças compridas, chegavam a fazer a risca da meia de nylon com caneta na parte posterior das pernas para simular que as vestiam, a maquiagem e os penteados foram quase abolidos, lenços e pequenos chapéus eram usados com cortes de cabelo práticos.


Calendário de moda.

Algumas localidades isoladas do mundo ainda tomavam conhecimento do fim da Guerra quando em 1947, Christian Dior apresentou sua primeira coleção, batizada de "New Look" pela redatora da revista "Harper's Bazaar" americana, Carmel Snow. Ao contrário da moda prática de Chanel, o "New Look" era, basicamente, composto por saias amplas quase até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais. 

Era a volta da mulher feminina e elegante. Era um tailler bar com saia rodada, casaqueto de cintura marcada e um peplum marcando a cintura. 

Foi quase um escândalo perante a destruição que a Europa passara, chegou a ser proibido em determinados locais, porém as mulheres estavam cansadas dos quase 8 anos de provação. Além do mais, muitos sociólogos e antropólogos dão conta de que com a volta dos homens para casa  as mulheres tiveram que retomar a suas vidas domésticas, dando lugar no mercado de trabalho aos homens, houve um grande esforço da sociedade em retirar as conquistas femininas dos anos de guerra e a volta dos espartilhos e das saias rodadas foi um retrocesso, mesmo que inconsciente.




    New Look


O peblum, esse babadinho que acintura as saias, vestidos, blusas, casaquetos, está se tornando o meu possível amor de verão....


Eu jurava que iria bombar no inverno, um casaquinho estruturado com pepluns dos lados é lindo, mas não pegou por aqui, foi visto em muitos tapetes vermelhos este ano e no ano passado também. É uma ótima alternativa para vestidos justos ficarem mais femininos e sofisticados, menos "tô na balada".

Para o verão e a primavera que chega um romantismo a mais.



Nas laterais, proibido para quadris largos e inclinado com babado só de um lado, um luxo.
Molenguinho também pode.
Babadinho na barra da saia é fofo, é válido, mas não é peplum! Abuse dos cintos, fitas, principalmente os finos, grossos dão um contraponto interessante, principalmente com calças.
Passarela, estampas, cinto grosso, e shorts, tá bom, tá curto mas imaginem um mais compridinho... ai, ai
Com calça
Vestidos para todos os gostos.
Do romântico ao sexy.
Blusas. Aposte nos shorts.
Renda, floral e justinho.
Mais calças.

Saia de cor sorbet(pastel) com textura e peplum, dois trends, abotinada deve ser próxima da cor da pele  para as baixotas, como eu!
Vestido e saia estruturados.



Emma Watson ensinado como usar uma fitinha para arrematar o look.




  • Muito seio pede decotes mais profundos, como em qualquer outra blusa, mas como estas são justas o decote, principalmente se forem mais em U e menos em canoa ficam mais finos.
  • Mulheres voluptuosas podem e devem usar o peplum, dá um ar pin up fofíssímo, só não se fantasie.
  • Mulheres sem cintura podem optar pelos modelos de saia com babado mais baixo e deixar a blusa cair meio bobinha, mas sem cobrir o babado.
  • Fica muito mais fácil criar o efeito "ampulheta" nas mais diversas silhuetas.
  • Baixinhas cuidado com a repartição, prefira uma única cor, sapatos de salto mas jamais com tiras nos tornozelos se forem escuros, mas se você gostar do visual tudo bem.


Beijocas.

Regina Pinotti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário