domingo, 16 de setembro de 2012

Estilo: Você por você mesma



“A moda passa, o estilo permanece”
Chanel, quem mais poderia definir melhor essa diferença entre moda e estilo do que a matriarca do estilo pós-primeira guerra até hoje.  O estilo é como  sua própria criação, afinal de contas um dos meus mantras para este assunto é moda sem estilo próprio não tem graça nenhuma. Sair na rua vestida de vitrine de loja pode até ser bonito mas é superficial e chaaaato! Quantas mulheres você não conhece que se veste dos pés à cabeça de grifes, coisas caras, importadas e de renome mas não conseguem o mínimo brilho para as suas produções? Tudo fica artificial e certinho demais, pois é: isto é estilo, o seu próprio toque em tudo o que você veste, faz ou não faz. O seu estilo comunica ao mundo quem você é.

A primeira coisa para achar seu estilo é se esqueça de rótulos, esporte, clássica, hippie, country, praia, moderna, romântica. Você tem que ser você e para isso é importante saber quem é você? Você se sente bem quando se acha por que a partir daí você tem o controle de se criar e de se recriar ao seu bel prazer.

A moda como se vê nos desfiles e vitrines é para poucas, além do mais a maioria das mulheres não se encaixava nos padrões de beleza da mídia e do mundo da moda, mas está aí a graça: quando se tem seu próprio estilo, ele foi feito pra você, já que é a responsável por ele, vem de dentro para fora. A moda deve ser adaptada ao seu estilo, o contrário jamais, se a moda for over e você tem um estilo mais minimalista não deve mudar para se adaptar a moda, opte sempre pelo que lhe agrada e faz você se sentir confortável nessa segunda pele que é a sua roupa. Se a moda teima em não ser democrática, então nós é quem devemos ser, a moda das ruas  raramente é a das passarelas porque as pessoas hoje em dia já não são mais tão obcecadas em estar dentro da moda como no passado. Os próprios estilistas admitem que são muito mais guiados e inspirados pelas pessoas comuns que caminham nas ruas.

Dior na década de 40 declarando que as saias deveriam ter 40 cm  do chão.
Ter seu próprio estilo e saber transmiti-lo às outras pessoas através das suas escolhas de roupas, ações, ideologias e gostos particulares faz de você um referencial no meio de um grupo de indivíduos e pode se tornar também uma espécie de tendência. Você tem os seus defeitos físicos? Todas temos, encare eles de frente adapte o modo de usar algumas peças e acessórios para jogarem a seu favor, então procure transformar seus defeitos no seu charme, pense em como uma mulher é admirada em não permitir que alguns quilinhos a mais, um nariz um pouquinho proeminente, pequena estatura, cabelos crespos(não são defeitos, mas não estão no que chamaríamos de regra), esta mulher que sabe tirar charme e elegância dessas desvantagens são muito mais interessantes e poderosas que outras que tentam tampar o sol com a peneira.

Se você ainda não encontrou o seu estilo próprio não desanime, lembre que é mais importante se conhecer antes de conhecer qualquer coisa sobre moda.

Terminando com outra citação de Mademoiselle Chanel

“Para ser insubstituível na vida, você precisa ser diferente” 



Beijocas

Regina Pinotti Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário