terça-feira, 11 de setembro de 2012

Compras online.

O Brasil é hoje um dos mais promissores mercados do mundo todo mas um dos fenômenos que mais aparecem nas estatísticas é que os brasileiros estão entre os que mais fazem compras pela internet(proporcionalmente). No início era movido sobretudo pela venda de CDs, livros, DVDs, aparelhos eletrônicos, sobretudo de informática hoje cresce devido ao poder de compra feminino.
Um mercado promissor e em ascensão é o de bens de consumo não duráveis como roupas, acessórios, sapatos, bolsas e cosméticos. Muito impulsionados pelos sites de compras coletivas e pela facilidade de divulgação em redes sociais, blogs e sites de variedades ganharam visibilidade que algumas lojas à distância jamais teriam.

O interessante é que comprar desse modo não é nenhuma novidade, a marcas de cosméticos e catálogos de utilidades domésticas são muito comuns há décadas, mas sempre precisaram de uma pessoa que servisse de intermediária. Pergunte para sua avó como eram as compras de artigos de luxo na época dela, os vestidos e perfumes vinham pelo correio através de encomendas, no século XIX e grande parte do século XX as mulheres endinheiradas compravam roupas, acessórios e cosméticos franceses por catálogos. O que fazemos hoje ao sacar nossos cartões e comprar aquela bolsa linda que você só encontraria numa viagem ao exterior é uma reinvenção.
Mas, afinal, é tão bom assim comprar online? 
Como tudo há prós e contras.

Prós:
  • Poder comparar bem os preços em diversas lojas antes de efetivar a compra.
  • As lojas online não fecham, você pode comprar aos finais-de-semana, de madrugada, sem falar no conforto da sua casa e sem filas.
  • Comprar cupons de desconto, mas cuidado para não se deixar enganar e comprar um cupom só porque o abatimento é grande e não porque você precisa do objeto.
  • Itens que não sejam disponíveis na sua cidade são facilmente comprados pela internet.
  • Muitas vezes o frete não é cobrado se você fizer uma compra de valor substancial.
Contras:
  • Não poder tocar, experimentar, observar, para mim é uma grande barreira entre mim e o objeto a ser comprado.
  • Muitas lojas utilizam empresas terceirizadas como pagseguro, pagamento digital, então na verdade você está fazendo duas transações com duas empresas distintas o que dificulta muito na hora de reclamar sobre uma cobrança indevida por exemplo.
  • Na hora da entrega tem que ter alguém em casa para receber.
Cuidados Extras:
  • Prefira fazer a compra muito antes de você precisar de determinada coisa, isso vale tanto para vestidos quanto para passagens aéreas.
  • As empresas terceirizadas para cobrança normalmente enviarão um e-mail para a concretização da compra no cartão e você deve mandar outro de volta.
  • Dê preferencia a marcas de roupas que você já conheça ou pelo menos já experimentou em uma loja, sapatos idem.
  • Leia com muito cuidado a descrição do produto, qualquer dúvida mande um e-mail para a loja ou vendedor, pergunte tudo e armazene a conversa na sua caixa de e-mail.
  • Tenha especial cuidado com os anúncios do facebook, eles têm a péssima fama de não investigar  a idoneidade das empresas anunciantes.
  • Se você for uma pessoa que não acha roupas com facilidade mesmo em lojas convencionais não se iluda que uma roupa que você não experimentou lhe cairá bem, mesmo com a devolução gratuita é uma dor de cabeça negociar esse vai-e-vem de mercadorias.
  • Tente procurar informações sobre a empresa, loja, vendedor que você esteja pensando em fazer negócio. Muitas vendem falsificações, não entregam, demoram...
  • E enfim: cuidado com as fotos dos catálogos anunciados, muitas lojas têm um grande cuidado em tirar as fotos, já outras não se dão ao menor trabalho de tirar fotos fiéis e nem mesmo em estúdio.


Lembre-se:

  • Você tem até 7 dias após o recebimento para achar eventuais defeitos ou mesmo se arrepender da compra, seu dinheiro na íntegra, inclusive o frete deverá ser devolvido.
  • Quando fizer uma compra no cartão que não for efetivada, seja por cartão rejeitado, transação não concluída, dê sempre uma conferida na fatura. As empresas terceirizadas têm uma política de 15 dias após a transação, mas se vierem cobranças indevidas no seu cartão você só irá perceber muito tempo depois.

Beijocas

Regina Pinotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário